Pular para o conteúdo principal

Número de cristãos assassinados por sua fé cresceu mais de 150% em 2017



Apesar da diferença de metodologia, os índices de perseguição no mundo divulgados pela Missão Portas Abertas (evangélica) são muito parecidos com os publicados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (católica).

Publicadas com uma semana de diferença, ambos concordam que 2017 testemunhou um aumento na perseguição e morte de cristãos exclusivamente por causa de sua fé. A Lista Mundial da Perseguição 2018 da Portas Abertas foi divulgada nesta quarta-feira (10).

Como faz todo ano, a missão avalia a situação da perseguição religiosa em todo o mundo e estabelece um ranking dos países onde viver a fé cristã é mais arriscado. Os números contabilizados para 2017 apontam 3066 cristãos assassinados e 793 igrejas ou propriedades de igrejas atacadas. Ao contrário de outros levantamentos, a Portas Abertas não leva em consideração os casos onde existem questões raciais, étnicas ou políticas envolvidas.

Segundo afirma em seu site “quase 75% da população mundial vive em áreas com graves restrições religiosas. Para a Portas Abertas, a perseguição aos cristãos consiste em qualquer oposição vivenciada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo, incluindo palavras e atitudes hostis, dirigidas contra elas unicamente por causa de sua fé em Jesus. Hoje em dia são aproximadamente 215 milhões de cristãos perseguidos nos 50 países que compõem a Lista Mundial”.
Em comparação com o levantamento de 2016, o número de mortes cresceu mais de 150%, embora tenha diminuído em relação a 2015, quando o Estado Islâmico tinha o controle de grandes extensões territoriais.

Como no ano anterior, as duas primeiras posições da lista são ocupadas pela Coréia do Norte e pelo Afeganistão, respectivamente, países muito diferentes em termos de política e estrutura social, mas com ódio similar aos cristãos.

Entre os 10 primeiros, 9 são nações islâmicas. Os norte-coreanos ocupam o alto da tabela pelo 17º ano consecutivo.

De modo geral, há pouca diferença em relação aos levantamentos anteriores, com um destaque negativo para a Líbia, nação com maior crescimento nos casos de perseguição. Outros países que tiveram aumentos significativos no último ano são Egito e Turquia.
As novidades na lista dos 50 países com maior perseguição de 2018 são Nepal e Azerbaijão. Chama atenção o crescimento no último ano da Rússia, que aprovou leis restritivas à evangelização. O país ocupa o 54º lugar no levantamento, na seção “países que merecem atenção”, onde também está Cuba (56º).

A lista oficial está disponível no site brasileiro da Portas Abertas, em portasabertas.org.br.

Mortes na Europa

Um diferencial para este ano foi que Portas Abertas contou com a colaboração do Observatório da Intolerância e Discriminação contra os Cristãos na Europa. Eles analisaram os atos violentos sofridos pelos cristãos ou pelas igrejas e instituições cristãs no continente europeu.
Surpreendentemente, foram registrados 101 ataques (profanação, vandalismo e incêndio criminoso) em igrejas e outros edifícios cristãos. Destes, 41 ataques foram registrados na França e 30 na Espanha. Os únicos dois casos de mortes de cristãos apenas por sua fé no continente foram registrados na Alemanha. Com informações de Puertas Abiertas e Protestante Digital

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Gisela Matos do Ministério Profetas da Dança

A notícia da morte de Gisela Matos repercutiu pelas redes sociais nesta quarta-feira (30). Reprodução Facebook A notícia do falecimento veio através do Instagram de seu esposo, Oziel Matos. Na postagem ele dizia:  “Depois de quase 24 anos juntos, eu somente tenho a agradecer ao nosso Deus e Pai Celestial por esta mulher e pessoa incrível que foi @giselamatos sei que sua vida e ensinamentos foram edificantes nas nações e para a igreja do Senhor Jesus Cristo, posso afirmar que ela uma grande guerreira, combateu o bom combate e cumpriu com amor o seu chamado para a obra maravilhosa de Deus. Hoje ela partiu para dançar com o nosso amado Jesus. Muito obrigado Deus pela vida da minha esposa Gisela. Receba ela em seus braços de amor. E que o Senhor nos conforte os corações de todos os que a amavam. O meu obrigado a todos amigos irmãos e familiares. Nossas orações chegaram até os ouvidos do Senhor, mas Ele é soberano. Obrigado a todos por entrarem na guerra conosco” .Ex-alunos...

W. Music, o maior festival de música gospel do Brasil

Evento promove audições em todo o Brasil e dá oportunidade a cantores que querem divulgar seu ministério. O Brasil possui diferentes festivais e mostras musicais voltadas para o público evangélico, mas nenhum deles é tão grande e abrangente quanto o Festival W. Music. Criado em 2003, pelo maestro Wellington Correa, desde o início teve grande aceitação nas igrejas. A partir de 2015 alcançou um patamar nacional, tendo premiado uma média de 100 cantores até o momento .  O Festival W Music já ocorreu em 24 estados brasileiros, ou seja, a qualquer momento pode acontecer em sua cidade. Ele é dividido em duas etapas distintas. Primeiramente a produção se desloca até uma região onde são feitas as inscrições (gratuitas) e audições, no estilo dos reality shows de música. As melhores vozes se classificam para cantar na grande final. Como diretor executivo do estúdio W. Music Wellington Corrêa tem garantido aos ganhadores a gravação do CD Matriz. Ele destaca que as finais “...

Após polêmicas, Thalles Roberto e esposa são apresentados como pastores da Igreja Renascer

Após ter estado no olho do furacão por causa de opiniões polêmicas manifestadas durante seus shows, o cantor Thalles Roberto foi apresentado como pastor na Igreja Renascer em Cristo, no último sábado, 08 de agosto. Thalles e sua esposa, Daniela Campos, foram recebidos pelo líder da denominação, apóstolo Estevam Hernandes, durante a Santa Ceia de Oficiais, evento que reúne membros com atribuições na igreja. Durante a recepção, Thalles e sua esposa juraram aliança com a Igreja Renascer, de acordo com informações do GPrime, e receberam um anel que é dado apenas aos pastores da denominação. A relação entre Thalles e o apóstolo Estevam é antiga e muito próxima, e o líder da Renascer esteve presente na cerimônia de consagração do cantor ao ministério pastoral, em 2012. À época, Thalles foi ungido por seu pai, pastor Job Roberto, ao lado de Hernandes, o apóstolo Sérgio Paulo, representando Renê Terra Nova, e o pastor Dinei, da Igreja Presbiteriana Central. Os líderes que o ungiram...